GHOST

GHOST

LUIS MARRAFA
Estreia Absoluta
AUTOR(ES)
Luis Marrafa
DATA
12 e 13 Maio
19:00
DURAÇÃO
50’
LOCAL
BILHETES
CLASSIFICAÇÃO
M/6
PARTILHAR

Sinopse

Um solo interpretado por um homem que se desdobra momentaneamente, dando origem a duas personagens com discursos independentes e acompanhados por visões utópicas. A interpretação de Luis Marrafa investe na geração de imagens, profundas e abstractas, de um indivíduo assolado com o facto de estar vivo com a exacta idade que o seu pai tinha quando morreu. A peça, marcada por uma deliberada estranheza cénica e coreográfica, acompanha o desfiar de um pensamento metafísico onde afluem várias questões sobre a existência, o absurdo da vida e a presença da morte.

Testemunho

Tive o privilégio único e a alegria profunda de testemunhar o nascimento de Ghost, um solo de Luis Marrafa. Memórias da morte do seu pai foram o ponto de partida para a peça, mas o resultado foi muito superior ao que teria sido se contasse ou mostrasse um caso pessoal.

Ghost toca em sentimentos que nos lixam a cabeça. É o que um corpo humano, junto com a música de Bach, é às vezes capaz de fazer: expressar esses sentimentos que não conseguimos descrever com palavras e, por isso, o corpo começa a mover-se.

Ao longo desta viagem perguntei-me se o seu pai estaria lá, entre nós…de verdade?
Ou será que os filhos se estão a transformar nos seus pais?

Alain Platel

Bio

Luis Marrafa, nasceu em 1975, viveu até aos seus 9 anos em Schüttorf na Alemanha, mudou-se para Évora e depois para Lisboa, passou por Londres e neste momento vive e trabalha em Bruxelas desde 2009. 

Luis Marrafa, licenciou-se na Escola Superior de Dança em Lisboa. Em Bruxelas é o director artístico da companhia de dança Marrafa company e de StairCase.studio Brussels onde exerce também a curadoria artística. Cria e produz as suas próprias obras como coreógrafo, intérprete e compositor de som, inspirando-se intuitivamente na sua experiência e no ambiente multicultural à sua volta. 

Luis tem sido convidado por diversas escolas de dança e por companhias profissionais como coreógrafo e professor de dança. Algumas das peças que realizou: Clavícula, Efeméride, Functio, Hodierno, Anpassung, Soma, Marvel, Duplo, Folclore, Proxemics, Unstable, Transistor… E destaca, HOME – Selecção Aerowaves twenty company em Londres 2016; ABSTAND – Nomeado para a melhor coreografia pelo Prémio Autores SPA Lisboa 2014; Untitled – Melhor performance no Festival International InShadow, Lisboa 2012; Coffee Loop – Nomeado para One Film Festival em Gent, BE 2011; IIB – Selecção para a filmoteca da escola de dança The Place em Londres, UK 2008 e Melhor vídeo de dança no Festival International de dança, Almada 2009. 

Através do convite da CNB – Companhia Nacional de Bailado, estreará a peça Snow no dia 24 de Setembro de 2021 em Lisboa. 

 

Colaborou com artistas como: Alain Platel, Rui Horta, Karine Ponties, Tânia Carvalho, Satya Roosens, António Cabrita, Luis Guerra, entre outros.

Ficha Técnica

Conceito, coreografia e interpretação
Luís Mafarra

Conselheiro artístico
Alain Platel

Figurinos originais
Catarina Morla
Luis Marrafa

Música
J.S. Bach by David Fray with The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen
Ein Choralbuch für J.S. Bach by Stuttgart Gachinger Kantorei

Música original
Luís Marrafa

Desenho de luz
Zeca Iglésias

Operador drone
Petra Van Gompel

Fotografia e edição
Luís Marrafa

Agradecimentos
Alain Platel
Petra Van Gompel
Bruno Marchand

Produção
Marrafa Dance Company

Apoios
les ballets C de la B
Temps D’Images