DOBRA

DOBRA

Romain Beltrão Teule
Estreia Absoluta
AUTOR(ES)
Romain Beltrão Teule
DATA
6 e 7 Novembro
17:00
DURAÇÃO
50′
LOCAL
BILHETES
CLASSIFICAÇÃO
M/6
PARTILHAR

Sinopse

Dobrar uma mesa dobrável, uma cadeira dobrável (ou qualquer objecto que se dobra).

Dobrar uma folha de papel, várias vezes, até chegar a uma mini escultura (um origami).

E existe o duplo, o doppelgänger, uma pessoa no mundo igual a mim.

Dobra é uma performance dentro da qual o conferencista começa por contar uma viagem onde teve a sensação de ser perseguido pelo seu duplo maléfico, o seu doppelgänger, ao mesmo tempo a que assistia a filmes franceses dobrados em japonês e se apaixonou por um designer de móveis desempregado que ganhava sua vida trabalhando em filmes de acção enquanto duplo de um famoso actor.

E o conferencista duplica-se. As palavras desdobram-se. O que está a ser contado transforma-se numa dança, as histórias viram-se gestos… no espaço.

Bio

Romain Beltrão Teule nasceu em Paris, de mãe brasileira e pai francês. Licenciado em Design e Arte pela Escola de Belas Artes de Toulouse e Nantes.

Em 2013, muda-se para Lisboa para tirar o PEPCC (Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica) do Forum Dança. Apaixona-se por um britânico e aprende a falar inglês. A partir do encontro com Patrícia Portela, Romain passa a assumir a expressão oral e as línguas como lugar de pesquisa e cria a peça “Elisabeth”, performance em francês, português e inglês.

Em 2016, com o objectivo de mergulhar numa língua desconhecida, passa um tempo no Japão e recolhe uma colecção de sons com a qual cria a peça “Légende”, uma conferência que trata da pesquisa ficcional sobre a língua dos pássaros. “Légende” é apresentada no “Be Festival 2017”, em Birmingham, e participa na difusão “Best of Be Festival” no Reino Unido e em Espanha, entre 2018 e 2019.

Romain escreve também performances em duo. “A vertigem”, com Lucie Lintanf e “Previsão do Tempo”, com Daniel Pizamiglio.

Ficha Técnica

Criação e interpretação
Romain Beltrão Teule

Luz, som, espaço
Santiago Rodriguez Tricot

Tutoria artística
Miguel Pereira

Produção
Le Vertige

Co-produção
Linha de Fuga

Apoio à residência
RAMDAM, un centre d’art (Sainte-Foy-lès-lyons, FR)
Forum Dança (Lisboa, PT)
Honolulu (Nantes, FR)
L’échangeur CDCN (Château Thierry, FR)
Linha de Fuga (Coimbra, PT)
L’Armorica (Plouguerneau, FR)

Apoio à criação
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação GDA
Mala Voadora
DRAC Bretagne
Festival Temps d’Images (Lisboa)