TEMPS D'IMAGES 2011
27 OUT > 26 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
       
 
 
prémios de cinema para filmes sobre arte
4º EDIÇÃO
   
 

NINGUÉM MAIS
Um artista é alguém que produz declarações em seu próprio nome, para debate público. Que grande risco!
Todas as outras pessoas falam por conta e a coberto de um partido político, de uma organização económica, de um banco, de uma instituição científica, de uma associação, de uma igreja, de um museu, de um ministério, de um editor, como pai, mãe, professor, sociólogo, economista, médico, advogado, perito…
… sempre investidas desse poder institucional que implica que os outros são forçados a ouvir as suas opiniões ou propostas.
Sempre atendidas pela audiência no pressuposto de que se alguém fala «em nome de…», alguma verdade há-de ter, e ainda que a não tenha, não nos é permitido ignorá-la.
Um artista não foi investido de qualquer poder que obrigue os outros a reparar nas suas pesquisas. Certamente o artista se empenhará no seu trabalho com a maior dedicação, para que os outros sintam interesse. Mas isso depende inteiramente deles.
Só comunicando com o artista, ou com o que ele pôs ao nosso dispor, conseguimos viver a nossa própria realidade de uma forma diferente – sem manipulações. Estamos a falar de mundos sem barreiras erguidas pelo controle das forças sociais, mas de abordagens individuais aos enigmas e possibilidades do mundo.
Comunicar com um artista é como viajar por mundos desconhecidos. Este ano, 35 realizadores de todo o mundo trabalharam afincadamente para vos abrir uma porta para novos universos, mostrando como fazem. Convidam-vos a comunicar com cerca de 40 artistas.
A que mundos iremos dar?
Isso, como já disse, depende inteiramente de voces.
Rajele Jain

 
Direcção e Programação: Rajele Jain | Traduções: Henrique Figueiro | Legendagem: Paulo Montes | Projecção: Eduardo Vij | Apoio: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Digital Azul, Fundacão Moranguinho, Teatro Praga | Agradecimentos especiais: Alexandre Estrela, Anton, Barbara Viseu, Carlos Henrich, Isabel Nunes, João Tocha, Kazike, Kersti Uibo, Rogério Taveira, Rui Viana Pereira, Teresa Prata, Zambeze Almeida, Zè Grande
JÚRI
Alexandre Rendeiro | Catarina Lino | Fernando Fadigas | Mafalda Relvas | Kersti Uibo (Londres)