TEMPS D'IMAGES 2010
28 OUT > 21 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
     
 
 
kronos quartet & victor gama
RIO CUNENE
   
 


Kronos Quartet, um dos principais quartetos de cordas do mundo, apresenta em Lisboa a estreia europeia de Rio Cunene num espectáculo que integra também um programa do seu repertório a solo e a participação de Victor Gama com o espectáculo multimédia SOL(t)O.
Rio Cunene foi escrita para quarteto de cordas e seis novos instrumentos: a Toha e o Galcrux da série Pangeia Instrumentos, da autoria de Victor Gama, e ainda quatro instrumentos construídos por crianças do Cunene, em Angola, a partir de destroços militares: O Carregador, o Batuque, a Viola e a Lata.
Victor Gama desenvolveu a peça (com estreia mundial no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Março de 2010) ao longo dos últimos cinco anos, em estreita colaboração com Kronos e trabalhando e gravando com crianças da aldeia de Xangongo, situada numa das margens do rio Cunene. A peça é uma metáfora sobre o potencial que existe na natureza humana em transformar o ódio em não-violência, ilustrado aqui pela espontânea criatividade das crianças, que constroem brinquedos a partir dos materiais de guerra que encontram nas zonas de conflito.

[programa]
KRONOS QUARTET solo
VICTOR GAMA | SOL(t)O KRONOS QUARTET | RIO CUNENE
Part I. Rio Cunene
Part II. Miúdos do Xangongo
Part III. Kids Play

 

KRONOS QUARTET: David Harrington Violino | John Sherba Violino | Hank Dutt Viola | Jeffrey Zeigler Violoncelo
Instrumentos de Rio Cunene: Toha e Galcrux, [série Pangeia Instrumentos], Carregador, Batuque, Viola, Lata [instrumentos construídos pelas crianças do Cunene]
Victor Gama Acrux, Toha, Dino [série Pangeia Instrumentos, da autoria de Victor Gama].