TEMPS D'IMAGES 2010
28 OUT > 21 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
     
 
 
o cinema à volta de cinco artes cinco artes à volta do cinema
CINEMATOGRAFIA - TEATRALIDADE #2
   
 

"O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema", programa do Temps d'Images que questiona o cinema e a sua relação com as outras artes, entra este ano na sua quinta edição. Depois de dois anos onde foi abordada a relação cinematografia/coreografia, demos início em 2009 a um novo ciclo que questiona as relações entre o cinema e o teatro. Os filmes apresentados este ano serão ainda olhados e comentados do ponto de vista da teatralidade. Os temas principais tocam a representação (do real ao imaginário), a metamorfose, a máscara, o espaço enquanto cena, a frontalidade, as relações espaços fechados - espaços abertos, etc.
Serão apresentados filmes de Pierre Léon (com a ante-estreia absoluta do seu filme "Biette" e de uma nova versão de "Oncle Vania" onde Jean-Claude Biette interpreta a personagem principal - ante-estreia portuguesa), Jean Marie Straub (com duas ante-estreias portuguesas), Philippe Lafosse (filme com Jean-Marie Straub - ante-estreia portuguesa), Christine Laurent, Adolfo Arrieta, Eric Rohmer, Jacques Rivette, John Ford, João César Monteiro, Georges Franju, Orson Welles, Hou Hsiao Hsien, Ritwick Ghatak, Fei Mu (um filme chinês de 1940 recentemente reencontrado e restaurado - ante-estreia portuguesa) e muitos outros.
Como tem acontecido nas outras edições, é a relação entre os filmes escolhidos, o catálogo, constituido por textos, em grande parte originais, e o encontro com os autores dos textos, realizadores, críticos, autores etc., o que faz a base e a matéria que singulariza este programa.
O ciclo abre em 2 de Novembro com um filme raro "Sonhos", curta metragem de Evgueni Bauer, de 1915 e "Uma História Imortal", de Orson Welles, e irá continuar até 11 de Novembro, diariamente na Cinemateca Portuguesa com a presença dos seus participantes. Pierre Léon, Cyril Neyrat, Bernard Eisenchitz, Christine Laurent, Luis Miguel Cintra, Diogo Dória, Philipe Lafosse, Marcos Uzal, Renaud Legrand, estarão connosco para apresentar os filmes e dialogar com realizadores, encenadores e autores portugueses.
Esta programação organizada e coordenada por Pierre-Marie Goulet, Teresa Garcia e Ricardo Matos Cabo é realizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa e em diálogo e colaboração com todos os intervenientes.