TEMPS D'IMAGES 2009
29 OUT > 22 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
 
   
 
 
mala voadora
O DUPLO
   
 

As personagens que tiveram origem no teatro não são as mais presentes no imaginário colectivo. Fora de um campo de relativa erudição, o Batman é uma referência mais presente do que Hamlet; e a Barbie mais do que a Mãe Coragem. “Contar histórias” não é o mesmo depois da instauração de uma cultura pop. É na consideração deste contexto cultural que, em O Duplo, a mala voadora coloca a possibilidade da construção de uma personagem, recorrendo para isso a vários dos artificialismos de um espectáculo de teatro (em particular o vídeo).
O Duplo parte do confronto com a História das personagens criadas ou adoptadas pela “cultura de massas” ocidental. Parte, mais concretamente, do confronto com algumas das mais populares personagens dessa História: aquelas que se tornaram efectivas referências culturais; aquelas que retêm o paradigma da hiper-individualidade; aquelas com as quais também a possibilidade de uma narrativa não pode deixar de confrontar-se.
Este espectáculo integra-se num ciclo que a mala voadora tem vindo a desenvolver em torno das prerrogativas e limitações – sociais e artísticas – da identidade. (1) Em O decisivo na política não é o pensamento individual, mas sim a arte de pensar a cabeça dos outros (disse Brecht)., promove-se uma “decantação” da retórica das tomadas de posição ideológicas através da justaposição de discursos políticos díspares. (2) Chinoiserie baseia-se em fenómenos de construção de identidade cultural. (3) Huis Clos, de Jean-Paul Sartre, evidencia que a identidade de cada indivíduo reside no reflexo que dela é devolvido pelos outros. (4) Agora, em O Duplo, evoca-se a identidade ficcional da “personagem”.

 

Direcção – Jorge Andrade | Com Ana Brandão, Bruno Huca e Jorge Andrade | Cenografia – José Capela
Vídeo: UZI filmes | Banda Sonora – Rui Lima e Sérgio Martins
A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes
A mala voadora é uma estrutura associada da Associação Zé dos Bois (ZDB)