TEMPS D'IMAGES 2009
29 OUT > 22 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
 
   
 
 
antoniopedro e ana araújo
antoniopedro e filipe rocha

MATINÉE + SHERLOCK JR.
   
 

Dois filmes/concerto para os quais se construiu uma nova banda sonora que é tocada ao vivo: Matinée, uma antologia de curtas do cineasta russo Fyodor Khitruk; e Sherlock Jr., de Buster Keaton. Espécie de falso trio em que o terceiro elemento é o ecrã e o que nele se passa, este projecto alia uma preparação rigorosa à improvisação, tornando única cada apresentação. Para além da música, a sonoplastia é recriada ao vivo e os filmes são narrados em português.

MATINÉE de Fyodor Khitruk, antóniopedro e Ana Araújo
Nesta matiné encontra-se três obras-primas de Fyodor Khitruk, o mais importante e influente autor russo de cinema de animação: História de um Crime, sátira visual e sonora aos tempos modernos e à vida encavalitada das grandes cidades; As Férias de Bonifácio, sobre as ternurentas férias de um leão do circo; e A Ilha, um fresco sociológico sobre o mundo actual, com nota final de esperança e optimismo. São aqui acompanhados ao vivo pelos músicos-actores-sonoplastas antóniopedro e Ana Araújo.

SHERLOCK JR. de Buster Keaton, antóniopedro e Filipe Rocha
6 de Novembro às 10h00 | 7 de Novembro às 15h30 | 8 de Novembro às 11h30
No início da sessão, um pequeno filme mudo (este acompanhado apenas pelo som do projector, como nos primórdios do cinema) mostra as peripécias dos dois músicos a chegarem ao teatro. Nisto, como que saltando do próprio ecrã, Buster Pedro e Buster Rocha entram na realidade e o filme-concerto começa. Sherlock Jr. é um dos filmes mais geniais do cómico que nunca ri, onde Buster sonha entrar no filme e ser Sherlock Jr., o maior detective de todos os tempos!

 

MATINÉE de Fyodor Khitruk, antóniopedro e Ana Araújo
Narração em português. 

Filmes – História de um Crime (1962), As Férias de Bonifácio (1965) e A Ilha (1973), de Fyodor Khitruk | Composição, Bateria, Voz, Metalofone, Percussões, Sampler – antóniopedro | Composição, Piano, Teclados, Efeitos – Ana Araújo
Este espectáculo nasceu de um desafio lançado pela MONSTRA.

SHERLOCK JR. de Buster Keaton, antóniopedro e Filipe Rocha
Filme – Sherlock, Jr. (1924), de Buster Keaton
Filme aperitivo: Realização – antóniopedro e Rita Figueiredo | Composição, Bateria, Piano, Voz, Melódica, Percussões, Efeitos – antóniopedro | Composição, Contrabaixo, Baixo Eléctrico, Piano, Efeitos – Ana Araújo | Câmara e Montagem – Rita Figueiredo | Maquilhagem e Assistência – Vanessa Mourato Reis | Figurinos – Maria Gonzaga | Produção Executiva – Gil Pereira | Co-produção – Festival IndieLisboa
Este espectáculo nasceu de um desafio lançado pela Mediateca da Guarda