TEMPS D'IMAGES 2009
29 OUT > 22 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
 
   
 
 
steve reich and bang on a can
   
 

Steve Reich é um nome maior da música contemporânea e o expoente máximo do minimalismo musical. Neste seu regresso a Portugal faz-se acompanhar do Bang on a Can All Stars. O agrupamento nova-iorquino integra um dos mais interessantes projectos da actualidade vocacionados para a promoção da nova música. Distingue-se pela sua postura ecléctica, demonstrando competências tão diversas como as de uma banda Rock ou de um ensemble de música de câmara. Interpreta agora obras de Reich tão célebre como Clapping Music ou Music for Pieces of Wood.

Steve Reich, nascido em Nova Iorque em 1936, é um dos maiores compositores da actualidade e um dos mais influentes dos últimos trinta anos. Nome incontornável da música erudita, é sobretudo reconhecido como figura de proa da corrente minimalista, embora seja também aclamado e tenha influenciado muitas outras áreas musicais. Em 2009, foi-lhe atribuído o Pulitzer Prize de música pela sua obra Double Sextet. No CCB, Steve Reich apresenta-se com o grupo Bang on a Can All-Stars, descrito pelo New York Times como "um grupo agressivo, que combina o poder e a força de uma banda de rock com a precisão e a clareza de um ensemble de câmara”. Juntos vão interpretar obras emblemáticas como Clapping Music ou Music for Pieces of Wood.

 
Bang on a Can All-Stars:
baixo Robert Black | bateria e percussão David Cossin | guitarras Mark Stewart | clarinetes Evan Ziporyn | piano e teclas Lisa Moore | violoncelo Wendy Sutter