TEMPS D'IMAGES 2008
29 OUT > 17 NOV
   
         
   
         
   
         
   
         
   
 
   
 
 
carlos gomes
GENTE DA CASA
 
 

O projecto Gente da Casa nasceda vontade de dar expressão e visibilidade a um conjunto de profissões e profissionais que, normalmente, só por acidente ou por ocorrências relacionadas com questões laborais e legais, são alvo de notícia e interesse por parte do resto da sociedade civil. No entanto, essas profissões e pessoas são os edificadores do território em que habitamos, das nossas casas, das nossas cidades, dos lugares onde vivemos. O projecto cruza diversas linguagens e sensibilidades artísticas – Arquitectura, Vídeo, Fotografia e Sonoplastia. Estas foram usadas para indagar e retratar, a uma escala local, uma actividade económica global e fundamental nas sociedades contemporâneas – a construção.
O que propus ao António Câmara, director do Festival Temps d’Images foi uma metáfora: que o plateau da obra fosse visto como o palco de uma peça de teatro em construção e os seus trabalhadores como os personagens da mesma. A captura de imagens ao longo do tempo da construção constituiria o making of da peça, que na realidade seria uma exposição e um filme/documentário sobre o processo construtivo e os seus intervenientes.
Ao longo de 14 meses, entre Maio de 2007 e Julho de 2008, acompanhámos todos os trabalhos e os cerca de 100 trabalhadores dos vários ofícios e especialidades. No total foram registadas cerca de 7000 imagens fotográficas e 60 horas de vídeo e som de material muito diverso.

 

Criação e direcção de projecto Carlos Gomes
Produção Duplacena/ António Câmara Manuel
Fotografia Luísa Ferreira
Realização do documentário Ruy Otero
Captação e edição de som Rui Viana
Edição e montagem Ruy Otero, Ricardo Tabosa e Carlos Gomes
Webdesign António Coxito
Crítico convidado e discutidor do projecto Michel Toussaint
Style e Ambiências Lidija Kolovrat
Banda Sonora do filme/documentário
Paulo Furtado
Consultoria Musical Vítor Belanciano
Visualização 3D LT Studios
Projecto Financiado pela DGARTES MINISTÉRIO DA CULTURA
Patrocinador Geral do Projecto SECIL
Patrocinadores da Exposição EPSON TECNICON
Apoio a edição do livro e dvd DPI CROMOTIPO SILVA DESIGNERS STAFF
Apoios CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA CASA ERMELINDA FREITAS FESTIVAL TEMPS d’IMAGES FNAC LT STUDIOS ORDEM DOS ARQUITECTOS RTP 2 T2 (VOID) – PRODUÇÕES E EVENTOS VIROC WALL STREET INSTITUTE