TEMPS D'IMAGES 2007
30 OUT > 15 DEZ
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
         
   
 
 
anri sala
LONG SORROW
   
 

No centro da sua primeira exposição individual, Anri Sala apresenta o novo filme “ Long Sorrow “ – “ um requiem do fim dos sonhos”.
O famoso saxofonista de free jazz Jemeel Moondoc improvisa uma peça musical, suspenso de uma janela do último andar de um edifício nos arredores de Berlim, na Alemanha.
Usando diferentes ângulos e pontos de vista da câmara, ele parece flutuar no ar. O músico constrói uma catedral improvisada de sons, assente num suspense crescente.
A um tempo documento social e metáfora artística, “ Long Sorrow “ é uma intervenção no espaço, a partir das sensações.
Anri Sala apresenta uma selecção dos seus mais recentes trabalhos de vídeo e fotografia: um retrato de um pobre sentado nas arcadas do Dome de Milão, um cavalo parado numa rua em Tirana, um jogo nocturno de luz e sombra na praia com um “ cimbalo” aparecendo à luz de um estroboscópio, entre outros.
Os espaços de “circolo filologico” elevam o trabalho de Anri Sala à dimensão da arte.
Em contraste com a velocidade contemporânea das imagens, o trabalho de Anri Sala é uma reflexão sobre a lentidão, caracterizada por uma quase ausência de movimento de câmara e por uma atenção ao pormenor, que aproxima as suas imagens da pintura.