TEMPS D'IMAGES 2003
25 SET > 5 OUT
   
         
   
         
   
 
 
carla bolito, isabel ruth,
luciana fina, vera mantero

CHANTIER
   
 
O canto revelou-se em ocasiões e tempos diferentes:
...numa peça de teatro - Carla Bolito - em Seres Solitários de Lúcia Sigalho interpretava Sino all’ultimo minuto de Piero Ciampi e renovava extraordinariamente o sentimento de solidão e estranheza do cantautore italiano.
...numa performance - Vera Mantero - convidada no projecto Sequência para um estado de graça, filme Super8 de Luciana Fina, mantinha-se longo tempo silenciosa junto às imagens, até soltar o canto, num poema de Caetano Veloso sobre o tempo.
...num filme - Isabel Ruth - em Appassionate de Tonino Di Bernardi. Um rosto e uma voz que pertencem à alma do cinema português e que souberam encarnar a língua, a visceralidade e a teimosia da mulher napolitana.
...neste chantier - Luciana Fina - pede às três artistas para cantarem frente à sua câmara, para voltar ao canto no espaço íntimo e no tempo largo de um retrato em movimento, num trabalho de criação para uma instalação vídeo.
O olhar recolhe nos rostos a espera, a procura, o silêncio antes do surgir da voz, e o canto. Entre a imagem e a voz, entre o tempo de uma canção e o tempo de um retrato. Nos rostos, à procura de uma interioridade da imagem, de um lugar de profundidade. No espaço mais íntimo do canto e do olhar, ao encontro da ressonância do tempo.
 
Actriz Carla Bolito
Actriz Isabel Ruth
Cineasta Luciana Fina
Coreografa Vera Mantero