Ensaios para Livro-Caracter #1 da Imagem

Marco Balesteros & Sara Vaz

10

December
AUTOR(ES)
  • Marco Balesteros
  • Sara Vaz
INVESTIGAÇÃO/ APRESENTAÇÃO
  • 3 de Novembro
  • 15h00 às 18h00
  • (com entradas às 15h00, 16h00 e 17h00)
BILHETES
PARTILHAR

Sinopse

ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTER constitui-se como uma investigação sob a forma de 5 Ensaios: #1 Da Imagem, #2 Do Som, #3 Do Corpo, #4 Do Texto ou Do Narrador, #5 Da Luz e tem como ideia base o jogo de duplo sentido contido na palavra caracter. Se por um lado caracter é um símbolo tipográfico, o elemento nuclear e indivisível na escrita, podendo ser uma letra, um algarismo ou um sinal de pontuação, por outro, se olharmos para a origem grega - KHARAKTER, encontramos a definição em sentido metafórico de “marca, impressão ou símbolo na alma”. Este ensaio abordará a imagem como personagem (caracter) que assumirá duas formas distintas: uma forma cénica e uma forma editorial - livro de artista. A construção do personagem cénico alimentará a construção do personagem-livro e vice-versa. Palco e Livro entendidos como lugares de Ensaio e de escrita provisória.

Ficha Técnica

Direcção artística, coreografia e interpretação
Sara Vaz

Direcção artística, edição e interpretação
Marco Balesteros

Co-produção
Temps d’Images Lisboa/Duplacena

Equipa adicional
Diogo Alvim (#2 Dom Som)
Tiago Barbosa (#4 Do Texto ou Do Narrador)

Residências/espaços de apresentação
Palácio Pancas Palha (#1 Da Imagem)
Polo Cultural Gaivotas I Boavista (#2 Do Som)
Rua das Gaivotas 6 (#2 Do Som)
Atelier Real (#3 Do Corpo)
Devir/Capa (#4 Do Texto ou Do Narrador)
Estúdios Victor Cordon (#4 Do Texto ou Do Narrador)
ZDB (#5 Da Luz)

Agradecimentos
Companhia Olga Roriz
Lina Duarte
Alexandre Coelho

Marco Balesteros

Designer gráfico, fundador do estúdio Letra. Professor Adjunto Convidado na ESAD-IPL e Professor e Coordenador da Licenciatura de Design—DELLI na Universidade Lusófona. Lisboa. Mestre em Design e Tipografia pela Werkplaats ArtEZ Institute of Arts—NL. O estúdio Letra abarca um espectro diverso de formatos—livros, exposições, instalações, design de tipos, design têxtil, design de produto. Em paralelo com o trabalho de atelier, MB desenvolve projectos editoriais e educacionais em torno das noções de publicação própria e de Educação pela Arte.

Sara Vaz

Lisboa, 1979. Fez a sua formação no Conservatório de Dança de Lisboa, na École de Danse de Genève e o curso Ex.er.ce-CCN de Montpellier. É licenciada em Teatro pela ESTC. Como intérprete colaborou com Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Miguel, Tânia Carvalho, Miguel Pereira, Jean Paul Bucchieri, Mónica Calle, Nuno M. Cardoso, José Nascimento, João Botelho, Anne Monfort. Desde 2005, colabora com a coreógrafa espanhola Olga Mesa. Enquanto criadora desenvolve um trabalho interdisciplinar articulando dança, teatro e vídeo. Lecciona a disciplina de Corpo no curso de Teatro da ESAD e na ACT.
3
Novembro
Investigação/Apresentação
Ensaios para Livro-Caracter #1 da Imagem
Marco Balesteros & Sara Vaz
15h00, Palácio Pancas Palha
Entrada livre (sujeita à lotação da sala)