Home is Where Your Heart is

Vasco Mendonça com Drumming e Vânia Rovisco

13

November
play_circle_filled
pause_circle_filled
HOME IS WHERE YOUR HEART IS
volume_down
volume_up
volume_off
  • Estreia em Lisboa
AUTOR(ES)
  • Vasco Mendonça com Drumming GP e Vânia Rovisco
DATA
  • 1 de Novembro
  • 18h00, 21h30
DURAÇÃO
  • 40’
IDIOMA
  • Inglês
BILHETES
CLASSIFICAÇÃO
  • M/12
PARTILHAR

Sinopse

Depois de um dia na barbearia, Rodolfo Gregorio dirigiu-se ao bar de karaoke do seu bairro ainda com o cheiro do pó de talco. Deixando de lado o seu copo de cerveja Red Horse Extra Strong, agarrou num microfone com a confiança de um habitué e o espaço ficou em silêncio enquanto cantava My Prayer dos The Platters. De seguida, cantou canções conhecidas do público, de Tom Jones e Engelbert Humperdinck. Mas Gregorio, de 63 anos, uma testemunha de lutas infindáveis e esfaqueamentos ocasionais que surgiam de disputas relacionadas com o karaoke, não se atrevia a escolher um clássico apreciado: a versão de Frank Sinatra de My Way. “Gostava do My Way, mas depois de tanta confusão, deixei de cantar esta canção”, afirmou. “Podem matar-nos.” (NYT 06.02.10)

Home Is Where Your Heart Is é uma encomenda dos Drumming GP ao compositor Vasco Mendonça, estreada na ediçao de 2019 do festival O Museu Como Performance, no Museu Serralves. Partindo de uma passagem de Molloy, de Samuel Beckett, a peça explora a música realizada com a voz, o corpo e objectos do quotidiano, numa corrente de consciência que percorre temas como o medo, o activismo, e a violência.

Ficha Técnica

Autoria e direcção artística
Vasco Mendonça

Assistência coreográfica
Vânia Rovisco

Interpretação
Vânia Rovisco e Drumming GP (Miquel Bernat, Pedro Oliveira, Rui Rodrigues)

Apoio
República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direcção Geral das Artes
Museu de Serralves
DME/ Lisboa Incomum

Bio

A música de Vasco Mendonça tem sido executada internacionalmente por grupos como o Asko|Schoenberg Ensemble, Nieuw Ensemble, Axiom Ensemble, Remix Ensemble, International Contemporary Ensemble (ICE), Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Casa da Música e Drumming Ensemble. Mendonça tem tido obras encomendadas e tocadas em importantes festivais como Festival d’Aix-en-Provence, Aldeburgh Music, Verbier Festival, Musica Nova Helsinki, Musica Strasbourg, November Music, Gaudeamus Music Week e Morelia Music Festival; e em salas como a Philharmonie de Paris, Lincoln Center, Het Concertgebouw Amsterdam, La Monnaie, Kaaitheater, Grand Théâtre du Luxembourg, Elbphilharmonie, Centro Cultural Del Bosque, National Sawdust, Concertgebouw Brugge, Kölner Philharmonie, de Singel, Mousonturm Frankfurt, Casa da Música e Fundação Gulbenkian. O seu interesse em compôr para teatro tem levado a colaborações com algumas das mais destacadas companhias europeias de teatro musical, como a Music Theatre Wales, Muziektheater Transparant e LOD Muziektheater, e a trabalhar com encenadores como Katie Mitchell, Michael McCarthy, Kris Verdonck e Luís Miguel Cintra. A sua música foi gravada na Classic Concert Records. Mendonça estudou com Klas de Vries e George Benjamin; as suas distinções incluem o Prémio Lopes Graça, o Rolex Mentor and Protegé Arts Initiative (com Kaija Saariaho), Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, e a representação de Portugal na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO.
1
Novembro
HOME IS WHERE YOUR HEART IS
Vasco Mendonça com Drumming GP e Vânia Rovisco
18h00, Palacete Gomes Freire
1
Novembro
HOME IS WHERE YOUR HEART IS
Vasco Mendonça com Drumming GP e Vânia Rovisco
21h30, Palacete Gomes Freire