Co:Lateral

Né Barros e João Martinho Moura

13

November
play_circle_filled
pause_circle_filled
CO:LATERAL
volume_down
volume_up
volume_off
  • Estreia em Lisboa
AUTOR(ES)
  • Né Barros e João Martinho Moura
DATA
  • 22 e 23 de Novembro
  • 19h00
DURAÇÃO
  • 30’
IDIOMA
  • Inglês
BILHETES
CLASSIFICAÇÃO
  • M/12
PARTILHAR

Sinopse

CO:LATERAL foi desenvolvido a partir do projecto performativo Nuve onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais. Inicialmente apresentado em 2010, este solo interpretado por Né Barros deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais. Ali, o corpo projectava-se e estendia-se numa relação de intimidade com a realidade virtual interactiva. O discurso performativo resultante desta ligação apela a um momento extraordinário, a um momento poético feito de espaço e corpo, feito de mistura de realidades, feito de duplos e de imagens. Este projecto tem ainda a particularidade de se apresentar sob um formato mutável, podendo variar a cada apresentação. A última versão evoca momentos da morte do cisne imerso num espaço imaterial de luz e projecção: um fantasma do arquivo da dança volta agora para se testar numa realidade de aprisionamento ilusório.

Ficha Técnica

Direcção e coreografia
Né Barros

Criação digital
João Martinho Moura

Música e desenho de luz
João Martinho Moura

Figurinos
Né Barros

Intérprete
Sónia Cunha

Produção
Lucinda Gomes / Balleteatro

Parceria
CITAR - Centro de Investigação em Ciência
Tecnologia das Artes / Universidade Católica, Porto

Apoio à residência
ARQUIPÉLAGO - Centro de Artes Contemporâneas

Agradecimento
Teatro Municipal da Guarda

Bio

Né Barros
Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, no grupo de Estética, Política e Conhecimento. Doutorada em Dança (Universidade de Lisboa) e mestre em Estudos da Dança (Laban Centre, Londres), concluiu um pós-doutoramento no Instituto de Filosofia sobre a estética das performances. Estudou Teatro (ESAP). Como coreógrafa, tem vindo a colaborar com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema e teatro, e músicos. É autora de vários livros. Co-fundadora do Balleteatro e co-diretora do Family Film Project festival de cinema.

João Martinho
João Martinho Moura é artista-investigador. Os seus interesses focam-se na arte digital, interfaces inteligentes, música digital e estética computacional. Tem interesse especial na visualização em tempo real e na criação de artefactos digitais impulsionados pelo corpo. Na última década, adoptou novas maneiras de representar o corpo nas artes media, desenvolvendo artefactos interactivos, principalmente representados por abstracções visuais monocromáticas e linhas minimalistas.
22
Novembro
CO:LATERAL
Né Barros e João Martinho Moura
19h00, Rua das Gaivotas 6
23
Novembro
CO:LATERAL
Né Barros e João Martinho Moura
19h00, Rua das Gaivotas 6