Amigos Imaginários

Rita Barbosa

13

November
play_circle_filled
pause_circle_filled
AMIGOS IMAGINÁRIOS
volume_down
volume_up
volume_off
  • Estreia Absoluta
AUTOR(ES)
  • Rita Barbosa
DATA
  • 15 e 16 de Novembro
  • 21h30
DURAÇÃO
  • 70’
IDIOMA
  • Português
BILHETES
CLASSIFICAÇÃO
  • M/12
PARTILHAR

Sinopse

Amigos Imaginários é um filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projecção de um filme, em fase de montagem, que é sonorizado ao vivo num estúdio de foley.* Uma especulação sobre o que poderá ser o cinema, tirando partido de um dos artifícios mais utilizados para a construção da ilusão da verdade. O filme propõe desiludir o espectador, impedindo que este se esqueça da irrealidade e dos truques da magia do cinema, ao fazer crer que tudo é verdade.
Um realizador diletante e três performers não-profissionais do foley fazem do filme uma partitura. Enquanto o gesto dos performers procura de forma literal e obsessiva os ruídos que mexem com as coisas e com os seres do filme, o que vemos é o desmantelar da ilusão, pondo a nu os mecanismos da mentira. O realizador, aproveita-se da oportunidade para jogar com as possibilidades, fazendo experiências com narrações, que oscilam entre o mundo contado em pequenas e lúdicas histórias e o mundo comentado em desabafos de um montador inquieto. A natureza das imagens e dos sons é construída a partir de uma colecção de anotações, entre o diário e o ficcional, num contraponto entre imagem-filme e imagem-performance. Como num espaço neo-cubista, a verdade é libertada de um automatismo perceptivo, abrindo caminho ao acaso e evocando fantasmas – os amigos imaginários.

* Foley (ou bruitage) é uma técnica de criação de efeitos sonoros gravados em estúdio, onde sons de passos, portas a fechar, trovões, etc., são reproduzidos por sonoplastas em sincronia com o filme, com o objectivo de conferir mais realismo às cenas.

Ficha Técnica

Realização e direcção artística
Rita Barbosa

Design de som
Rui Lima e Sérgio Martins, com a participação de Jonathan Saldanha

Performance
Rui Lima
Sérgio Martins
Daniel Pizamiglio

Produção
Henrique Figueiredo

Direcção técnica
Pedro Lima

Direcção de cena
Helena Ribeiro

Desenho de luz
Mário Bessa

Cartaz e design gráfico
Dayana Lucas
Pedro Nora

Direcção de fotografia
Jorge Quintela

1o assistente de imagem
Miguel Ângelo

2o assistente de imagem
Bruno Medeiros

Som
João Pratas
Margarida Pinto

Apoio financeiro
Câmara Municipal do Porto
SPA
AGECOP

Apoios
O Espaço do Tempo
Take It Easy
Planar
Teatro do Bolhão
Circolando
Mala Voadora

Agradecimentos
António Selas
Joana Dilão
Cláudia Santos
Dayana Lucas
Daniel Oliveira
Daniel Ribas
Ana Paula Sousa
Ekaterina Solomina
Janine Lamas
Joaquim Fernandes
Jorge Garcia
José Manuel Castro
Mariana Dixe
Paula Marques
Pedro Nora
Sofia Arriscado

Bio

Rita Barbosa é realizadora, licenciada em Artes Digitais, no curso de Som e Imagem da UCP (2002). Escreveu e realizou a curta metragem À Noite Fazem-se Amigos, com estreia internacional no Festival de Locarno. É representada como realizadora de publicidade pela Take it Easy, desde 2005. Na área do teatro, dança e performance colaborou na criação, concepção visual, vídeo e cenografia de vários projectos, entre eles: Três Dedos Abaixo do Joelho, de Tiago Rodrigues (melhor espectáculo de teatro de 2012 pela SPA); Sabotagem, de Lígia Soares e Miguel Castro Caldas; O Esplêndido, de Andresa Soares. Realizou vídeos experimentais como Get Bent, Pop Fish, apresentados em exposições e festivais como Fundação Cartier, Impakt e Courtisane.
15
Novembro
AMIGOS IMAGINÁRIOS
Rita Barbosa
21h30, Rua das Gaivotas 6
16
Novembro
AMIGOS IMAGINÁRIOS
Rita Barbosa
21h30, Rua das Gaivotas 6