// CALENDÁRIO // PRESS // TDI 2015 // ENG
// SITE EUROPEU
 
PEDRO MANUEL // ERASURE
TEATRO NACIONAL D. MARIA II _ SALA ESTÚDIO // 14 NOV _ 21h30 + 15 NOV _ 16h30
  < < < BACK
   
 

Apagar, ausentar, desaparecer. É em torno do conceito de apagamento que se constrói Erasure. Pedro Manuel cria um dispositivo onde fotografa uma série de imagens que compõe no momento, para, de seguida, projetá-las numa tela, e voltar a fotografá-las. No entanto, ao captar as imagens uma segunda vez, a intensidade do flash sobrepõem-se à luz da projeção. As imagens desaparecem com o clarão. Paradoxalmente, o ato de registo torna-se um ato de apagamento.
A perceção da imagem é deslocada da superfície dos olhos para a memória. Cada imagem da tela em branco corresponde a uma imagem apagada e, ao passar por cada uma dessas fotografias, passa-se também em revista a sequência das imagens que estavam a ser projetadas. Em retrospetiva, a imagem continua lá, como um fantasma ou um souvenir. A ausência material da imagem inscreve-se na memória do público como uma presença, um rasto fotográfico.
Com Erasure, Pedro Manuel encontra um modo de formular a sua relação entre teoria e prática através da expressão play-essay, um tipo de espetáculo que ensaia conceitos através do jogo e do teatro.

    Conceção: Pedro Manuel // Interpretação: Inês Jacques, Pedro Manuel // Iluminação: Mafalda Oliveira
Apoio: Duração: 50 minutos // Classificação Etária: m/ 12
INFORMAÇÕES E RESERVAS
http://www.teatro-dmaria.pt/pt/bilheteira/sala-estudio/
  Apoio : 1