NO ECRÃ // PROJECÇÕES

TEMPS D’IMAGES Prémios de Cinema para FILMES sobre ARTE
CINEMA IDEAL | 13 > 19 NOV | 18h00 e 20h00

// PROGRAMA
  • 13 NOV // 18h
  • 13NOV // 20h
  • 14 NOV // 18h
  • 14 NOV // 20h
  • 15 NOV // 18h
  • 15 NOV // 20h
  • 16 NOV // 18h
  • 16 NOV // 20h
  • 17 NOV // 18h
  • 17 NOV // 20h
  • 18 NOV // 18h
  • 18 NOV // 20h
  • 19 NOV // 18h
  • 19 NOV // 21h30

// ZACHARY FINKELSTEIN // Max Dean [Canada 2014, 4’]

Um retrato visual do artista Max Dean (Vencedor do premio Governor General's Awards in Visual and Media Arts 2014) refectindo sobre a criação artistica, performance e a responsabilidade do espectador.
Realização: Zachary Finkelstein| Montagem: Zachary Finkelstein | Som: Kaija Siirala, Elinor Svoboda | Distribuição: Winnipeg Film Group

// WESLEY MILLER, RAFAEL SALAZAR, AVA WILAND // New York Close Up: Louise Despont Draws Deep [EUA 2014, 9’]

Como é que um artista consegue obter resultados máximos a partir de meios mínimos? O Artista Louise Despont usa stencils de arquitectura para criar intrincados desenhos a lápis sobre papel na sua casa/estúdio em Fort Greene, Brooklyn. Trabalhando entre uma pequena mesa e o chão do quarto, a sua prática diária com um conjunto limitado de ferramentas, produz descobertas surpreendentes. "Estar focado e dedicado a fazer uma coisa simples, pode talvez ser a coisa mais transformadora", diz a artista. Este filme documenta Louise Despont e seu assistente Nicole Wong, ao longo de seis semanas, acompanhando a criação das obras Mediated Polarity e Third Property (2014), um desenho em papel de livro de contabilidade antigo. À medida que as suas explorações simétricas nascem, os desenhos de Despont tocam em temas universais de energia, espiritualidade e natureza. O filme termina como Despont a levar o seu último trabalho Garden (2014) para ser emoldurado na galeria White Mule em Chelsea, Manhattan, olhando para ele uma última vez antes deste começar a sua jornada pelo mundo.
Realização: Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland | Montagem: Rafael Salazar, Ava Wiland | Som: Ava Wiland | Produção: Wesley Miller, Rafael Salazar, Ava Wiland | Distribuição: ART21 Inc.

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// JOÃO COSTA // Razão para Zebras (Reason For Zebras) [Portugal 2013, 25’]


Documentário sobre Igor Chamada, um realizador que desenvolvia um trabalho multicultural sobre a felicidade, projeto que não conseguiu concluir. Interessados no seu trabalho como cineasta, várias pessoas ligadas ao seu foro íntimo e profissional, falam sobre a obra de Chamada na perspetiva de obter uma melhor ideia acerca da sua pessoa.
Realização: João Costa | Fotografia: João Costa | Montagem: João Costa | Som: Duarte Ferreira | Música: Rodrigo Camacho | Producão: João Costa | Distribuição: Filmógrafo Lda.

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// MICK CSÁKY // The Godmother of Rock&Roll: Sister Rosetta Tharpe [UK 2014, 59']


A exibicionista super estrela Afro-americana cantora de gospel Sister Rosetta Tharpe é uma das desconhecidas heroínas musicais do século XX. Nascida na pobreza em Cotton Plant, Arcansas, cresceu para ser uma das mais bem pagas artistas do mundo antes de se afundar na obscuridade. A sua poderosa voz e o seu espectacular virtuosismo na recém electrificada guitarra providenciaram uma banda sonora de grande influência para jovens artistas como Elvis Prestley, Jerry Lee-Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, Chuck Berry e Little Richard durante os seus anos de formação.
Além do mais, quando Sister Rosetta esteve em tour pela Europa durante os anos 60, introduziu o seu distintivo estilo de fazer música e produzir espectáculos a mais uma geração. Citando Bob Dylan: “Sister Rosetta Tharpe foi tudo menos comum e simples. Ela foi uma poderosa força da natureza – uma cantora guitarrista evangelista. Sabem que ela viajou para Inglaterra com Muddy Waters e eu tenho a certeza que muitos jovens pegaram numa guitarra eléctrica depois de a verem.”
Realização Direction: Mick Csáky | Fotografia Cinematography: Michael Miles | Montagem Editing: Tom Herrington | Som Sound: Mick Csáky | Música Music: Sister Rosetta Tharpe from recordings made in the 1930-70s | Producão Production: Mick Csáky | Distribuição Distribution: Antelope South Limited

// ROBERTO SANTAGUIDA // Goran [Sérvia 2014, 11’]


Alegria e frustração como construído pelo artista performativo, Goran Gostojíc.
Realização Direction: Roberto Santaguida | Fotografia Cinematography: Roberto Santaguida | Montagem Editing: Ana Lagator | Som Sound: Gabor Ripli e Vladimir Dabíc

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// JOAQUIM PAVÃO // Fios de Tempo (Threads Of Time) [Portugal 2013, 30’]


"Fios De Tempo" é uma colecção de "peças portáteis" do Projecto Faunas baseadas em actividades tradicionais da cultura portuguesa. Cada história guarda em si um espaço de transmissão de conhecimento, fazendo com que a transferência entre aqueles que recriam, lembrando-se, o seu passado, para aqueles que constroem, a sonhar, o seu futuro. O documentário centra-se no método de trabalho seguido pela empresa, pesquisa, criação e produção, bem como a recepção de diferentes espaços públicos e do papel que o "teatro portátil" tem desempenhado desde 2010.
Realização: Joaquim Pavão | Fotografia: António Castanheira, José Pinto | Montagem: Joaquim Pavão | Som: Nuno Santos Cash, Joaquim Pavão | Música: Joaquim Pavão | Producão: Joaquim Pavão, Nuno F. Santos

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// VICTORIA CLAY MENDOZA // Sophie Calle - Sans Titre (Sophie Calle - Untitled) [França 2012, 52’]


Sophie Calle é uma artista Francesa que mostra e narra a sua própria vida à mais de 30 anos, combinando textos e imagens de uma forma quase jornalística. Ela gosta dos rituais e das regras. Este documentário articula-se à volta de alguns objectos que acompanham a vida e obra da artista. Na sua casa em Malakoff ou em Cailar em Camargue, Sophie colecciona desde sempre alguns objectos que desempenharam um papel nas suas histórias íntimas, como impressões da sua própria existência: os lençóis amarrotados em que os "adormecidos" dormiram por algumas horas, o vestido de casamento que levou para o primeiro encontro com o seu novo amante, a girafa de peluche, chamada Monique para que a sua mãe fique ao seu lado, mesmo depois da sua morte, todos os presentes de aniversário, intactos, que ela recebeu aos 13 anos e a sepultura que ela ofereceu a si própria no último mês, para o seu funeral.
Todos estes objectos, dito pela Sophie, contam o trabalho desta artista que concilia ou manipula? O "eu" e o "jogo": cada um deles é uma impressão e, juntos escrevem o seu retrato.

Realização Direction: Victoria Clay Mendoza | Fotografia Cinematography: Victoria Clay Mendoza, Gabio Balducci | Montagem Editing: Bruno Conti | Som Sound: Alain Giulianelli, Joel Flescher | Música Music: Stéphan Eicher | Producão Production: Damien Maura | Distribução Distribution: Folamour


// TIAGO DIAS DOS SANTOS // Sons do Rural (Rural Sounds) [Portugal 2013, 23’]


A residência Divina Sonus Ruris decorreu durante o mês de Abril de 2013, assente na criação artística com base no património religioso nas aldeias de Sul e Macieira. Sons do Rural representa uma reflexão sobre as residências artísticas, o intercâmbio de experiências e vivências entre comunidade, artistas e organização, e os frutos dessa interação.
Realização: Tiago Dias dos Santos | Fotografia: Tiago Dias dos Santos | Montagem: Tiago Dias dos Santos | Som: Anthony Lyons, David Prior, Manuela Barile, Nely Ferreira, Tiago Dias dos Santos | Producão: Tiago Dias Dos | Distribução: Binaural/Nodar

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// MARIA JOÃO GUARDÃO e SUSANA MENDES SILVA // Disorder [Portugal 2014, 13’]


“Duas amigas jantam num apartamento, a conversa prolonga-se até à sobremesa. Enquanto falam, a mulher que vive no apartamento enrola os seus cabelos, distraída. De vez em quando, pega e arranca um cabelo. Repete o gesto uma e outra vez até se levantar da mesa. Os fios mutilados vão parar a um cinzeiro. A convidada sente uma estranha combinação de repulsa e fascínio pelo comportamento da amiga; pelo mistério que representam as pessoas que se fazem mal a si próprias de forma incontrolável”, escreve Pedro De Llano sobre a origem das instalações "Square Disorder" e "Rectangle Disorder" da artista Susana Mendes Silva. Ambas as obras estão na fronteira do visível e foram o ponto de partida para a artista e o coreógrafo Miguel Pereira criarem uma série de três performances que permitiam ao público explorar a peça de forma sequencial.
Neste filme, a realizadora Maria João Guardão e Susana Mendes Silva entram no estranho território desta teia gigante, mas quase invisível, que interroga o conceito de espaço enquanto white cube, como uma descoberta experiencial, ou enquanto forma de nos controlar. A partir dela questionam dualidades aparentemente irresolúveis: as linhas ténues entre distúrbio e afecto, ordem geométrica e perturbação, racionalidade e pensamento mágico, disciplina e erotismo, vazio e cheio, orgânico e artificial.

Realização: Maria João Guardão, Susana Mendes Silva | Montagem: Maria João Guardão, Susana Mendes Silva | Producão: Desmedida Filmes, Susana Mendes Silva

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// JEAN EHRET // La Voix de La Toundra (The Voice From The Tundra) [Bélgica 2013, 52’]


Anastasia Lapsui é a primeira cineasta do extremo norte da Rússia que filmou o seu povo na sua língua materna - Nenets. Nascida na Yamal Tundra, em 1943, ela testemunha o fim de uma era, filmando um mundo em processo de mutação. Com o mesmo desejo de transmitir conhecimento eu filmei a Anastasia Lapsui na sua vida diária e profissional. Através de um “making of” das suas últimas filmagens, este é o retrato de uma cineasta e do seu povo, os Nenets da tundra.
Realização: Jean Ehret | Fotografia: Jean Ehret | Montagem: Robin Dimet | Som: Marie Paulus | Música: Chants Traditionnels Nénètses| Producão: Hélène Bernard | Distribução: AJC! 2013

// NICK RAVICH, RAFAEL SALAZAR, AVA WILAND // New York Close Up: Bryan Zanisnik Keeps It In The Family [EUA 2014, 9’]


Como é que um artista descobre o que é verdadeiramente essencial? O artista Bryan Zanisnik transforma histórias pessoais em performance. Na casa dos seus pais em Springfield, New Jersey, Zanisnik desenterra os filmes caseiros há muito esquecidos que fez quando era adolescente. Inspirado pelos directores de filmes de Hollywood como Martin Scorsese, os filmes VHS são uma mistura não irónica de comédia desajeitada e violência gangster, com a avó de Zanisnik a desempenhar muitas vezes um protagonista armado e perigoso.
Descobrir os vídeos na universidade foi um momento eureka para Zanisnik. "Eu pensei, Isto é quem eu realmente sou." Estes interesses no abjecto, no absurdo, no humor, nas inversões de género, na fragilidade", explica ele, "as conservações entre o artista e eu por trás da câmara estava realmente no centro do que eu queria numa obra de arte ".
Na Pace Universidade, em Lower Manhattan, Zasnisnik actua dentro de uma vitrina de madeira de museu que foi adaptada numa escultura móvel, perante o olhar dos seus pais e público. Confinado dentro da escultura e esforçando-se para percorrer os corredores do edifício, Zanisnik bate intencionalmente nos transeuntes, desafiando-os a responder. Para Zanisnik, a performance evoca a sua própria jornada emocional de um adolescente recluso ao artista que é hoje.

Realização: Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland | Fotografia: Rehana Esmail, Rafael Salazar, Ava Wiland | Montagem: Rafael Salazar, Ava Wiland | Som: Nick Ravich, Ava Wiland | Producão: Nick Ravich, Rafael Salazar, Ava Wiland | Distribuição: ART21 Inc.

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// SOFIA MARQUES // 8816 Versos (8812 Verses) [Portugal 2013, 78’]


Diz-se que Luís Vaz de Camões terá demorado cerca de 20 anos a escrever os 8816 versos que compõem Os Lusídas. O actor António Fonseca dedicou 4 anos da sua vida a torná-los seus. Sofia Marques decidiu partilhar com o actor parte da aventura sem precedentes a que este se propôs: decorar e dizer integralmente o poema.
Realização: Sofia Marques | Fotografia: Sofia Marques, Paulo Abreu, Ricardo Rezende, Nani Espinha, Micael Espinha, Pedro Macedo | Montagem: Francisco Moreira | Som: Patricia André, Sofia Marques, Frederico Gracias | Música: Jon Luz | Producão: Patrícia André / Roughcut Lda

// GIL MADDALENA // Ma Caravane [Portugal 2014, 10’]


Um registo de uma performance, ou melhor de uma improvisação, de pintura e de música, a partir do conhecido tema de jazz "Caravan". Outros instrumentos foram adicionados durante a performance enquanto se projetava o primeiro registo.
Realização: Gil Maddalena | Fotografia: Susana Medeiros | Montagem: Gil Maddaalena | Som: Nuno Pereira | Música: Rémi Gallet e Gil Maddalena | Producão: Gil Maddalena

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// CRISTIN ANDREU CUEVAS // Bernarda Alba En Palestina (Bernarda Alba in Palestine) [Espanha/Palestina 2014, 23’]


Quando cheguei para viver em Bethlehem, Palestina, a primeira coisa que captou a minha atenção foram as suas pessoas, bem longe dos preconceitos que os media nos sujeitam, bem como da propaganda contra estas pessoas que apenas pretendem ver o seu lugar no mundo reconhecido.
E o que eu achei foi uma população "normal".
Quando Eva, a professora de espanhol, falou comigo para escrever uma peça de teatro, começámos imediatamente "The House of Bernarda Alba" era perfeita, e apenas mulheres pareceram à chamada. A dificuldade acrescida foi que elas tinham que actuar em Espanhol. Eu também actuei na peça, pensei que era a melhor maneira de abordar as raparigas. E então, eu tinha a minha câmara, algum som básico, e decidi ir em frente, apensar de saber das limitações tecnológicas, nós éramos duas, a minha câmara e eu, decidi chegar o mais rápido possível a estas inteligentes, bonitas, felizes e boas mulheres, com sonhos, apesar da realidade que as continua a prender.
E este filme é isso - seguir o processo destas estudantes palestinianas de espanhol da Universidade de Bethlehem, que com trabalho árduo conseguiram apresentar "The House of Bernarda Alba" ao público.
Realização: Cristina Andreu Cuevas| Fotografia: Cristina Andreus Cuevas | Montagem: Cristina Andreu Cuevas | Som: Cristina Andreu Cuevas | Producão: Cristina Andreu | Distribuição: PromofestT - Franc Planas.

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// FILIPE ARAÚJO // A Sétima Vida de Gualdino (The Ninth Life Of Gualdino) [Portugal 2013, 60’]


No culminar de uma vida rocambolesca preenchida de aventuras, desventuras e proezas surreais, um baterista autodidacta elevado a “lenda do jazz” por ter lançado nos palcos dezenas de jovens inexperientes como Jorge Palma, Bernardo Sassetti ou Dany Silva, sofre um acidente vascular cerebral. Fica inicialmente paralisado de metade do corpo, mas nem por isso a sua teimosia se deixa de impor. A missão é ambiciosa: recuperar os movimentos, reaprender a tocar bateria, lançar uma última cantora e regressar a Paris, onde tocou com Nina Simone e chegou a viver debaixo da ponte.
Realização: Filipe Araújo | Fotografia: Filipe Araújo | Montagem: Filipe Araújo | Som: Filipe Araújo, Pedro Rocha | Música: André Fernandes | Producão: Filipe Araújo, Renata Mayumi

// MAFALDA RELVAS // Guardar o que desapareceu (To Keep What Has Fade Away) [Portugal 2014, 10’]


Revela-se o processo de trabalho da artísta Carla Cabanas. Através do tempo da memória e da ausência, como é que a artista vê as suas imagens e a sua obra, como é que guarda aquilo que desapareceu.
Realização: Mafalda Relvas | Fotografia: Mafalda Relvas | Montagem: Mafalda Relvas | Producão: Mafalda Relvas

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// PEDRO SENA NUNES // 2 and 2 are Four [Portugal 2014, 30']


Acostumámo-nos, erradamente, a temer furiosamente a fragilidade do nosso corpo. Esta fragilidade é-nos tão
controversa ao ponto de induzirmos em nós próprios os típicos e contidos movimentos já cansados. Uma vez,
outra vez. Os mesmos movimentos, os medos, as expirações contadas, os corpos subtraídos, os horizontes cegos.
Mas há um dia em que percebemos que a fragilidade é preciosa e que a arritmia do movimento é segura.
E dançamos, cúmplices, nas diferenças.

Realização: Pedro Sena Nunes | Fotografia: Pedro Sena Nunes, Miguel Robalo, João Pelica | Montagem: João P. Duarte | Música: Tiago Cerqueira | Producão: Pedro Sena Nunes /Vo'Arte

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// LESLEY BRANAGAN // A Life Exposed - Robyn Beeche, a photographer's transformation [Australia 2013, 52']


A fotógrafa Australiana Robyn Beeche tornou¬se reconhecida em Londres pelas suas imagens icónicas dos anos 80. Numa altura rica em experimentação e criatividade ela foi celebrada pelas suas fotografias inovadoras de corpos pintados, e colaborações com personalidades contra-cultura Zandra Rhodes, Vivienne Westwood, Leigh Bowery e Divine.
No pico da sua carreira, Beeche foi transformada quando experienciou o festival indiano Holi onde as pessoas atiram tintas de várias cores umas às outras. "Atraída como um íman", ela desistiu da sua carreira para uma mudança de vida, tendo ido viver para a cidade Indiana de peregrinos Vrindivan. 25 anos mais tarde, continua a documentar as vibrantes tradições da região como serviço espiritual, e o seu extensivo arquivo foi galardoado por especialistas internacionais.
Uma vida exposta: Robyn Beeche tece-se entre a Austrália, Londres e Índia, representando dramaticamente a extrema mudança de paradigma de Beeche, de imagens de corpos pintados construídas em estúdio, à documentação de uma cultura onde a transformação do corpo ocorre espontaneamente como parte de rituais religiosos saturnalian.

Realização: Lesley Branagan | Fotografia: Bonnie Elliott | Montagem: Lindi Harrison Kenny Ang | Som: Mark Walker Seage Stanley | Música: Nicole Skeltys, Byron Scullin | Producão: Lesley Branagan

// PEDRO FLORÊNCIO // Onde o meu Amigo Pintou Um Quadro (Where my friend made a painting) [Portugal 2014, 5’]


História curta e simples: O meu amigo fez um quadro a partir de um fotografia de uma manifestação contra a troika, eu fiz um filme a partir desse quadro. Entre os dois objectos está o percurso que começou numa fotografia casual e que acabou numa garagem mal iluminada. Por ordem de importância, “Onde o meu amigo pintou um quadro” é um pequeno filme sobre um lugar, um amigo, um acto criativo, um quadro e o silêncio de uma manifestação.
Realização: Pedro Florêncio | Fotografia: Pedro Florêncio | Montagem: Pedro Florêncio | Som: Pedro Florêncio | Producão: Mário Gajo de Carvalho, Filmes do Gajo

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// PEDRO MACEDO // Entre Imagens - EP#09 Jorge Molder [Portugal 2012, 26’]


"Entre Imagens" é um projecto de Pedro Macedo e Sérgio Mah que consiste numa série documental sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotográfico. Este episódio é dedicado a Jorge Molder, artista que recorre à prática do fotografia como meio de exploração de um imaginário fortemente habitado po um jogo peculiar de associações e sugestões, entre referências literárias e cinematográficas, figuras arquetípicas, (auto)representações e gestos ficcionais. Neste episódio, percorrem-se alguns dos momentos mais relevantes da sua obra, procurando dar a conhecer os processos e métodos de trabalho do artista.
Realização Direction: Pedro Macedo | Fotografia Cinematography: Pedro Macedo | Montagem Editing: Micael Espinha | Som Sound: Armazém 42 | Música Music: Tiago Inuit | Producão Production: Pedro Macedo

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// HUGUES NANCY // Picasso - The Legacy [França 2014, 52’]


Um retrato de Pablo Picasso como ele nunca foi mostrado na televisão. Uma investigação histórica e cultural que permite aos espectadores finalmente decifrar o 'mistério' do Picasso. A vida e obra do pintor são reveladas através de descobertas feitas depois da sua morte, quando o seu património foi estabelecido. A verdadeira história da família de Picasso é contada, antes e depois da morte do artista, a 8 de Abril de 1973. E recontamos a abertura do Museu do Picasso, baseado numa datação sem precedentes do seu trabalho.
Realização: Hugues Nancy | Montagem: Mathilde Morieres | Som: Jean Holtzman| Música: Michel Korb | Producão: Corine Janin, Gedeon Programmes, Welcome | Distribuição: Terranoa

// KONSTANTINOS-ANTONIOS GOUTOS // Happy Believers [Grécia 2012, 6’]


"... Para mim, houve um momento aurático repentino - como é costume acontecer durante os meus passeios:
Entrei no espaço, o balão voou sob ao sabor da música de Tchaikovsky …
A minha câmara ligou-se imediatamente e, em seguida, a maravilha aconteceu para ser experienciada:
A criança aproximou-se, ela brinca com o ventilador, brinca com a arte, com a existência, com a crença. A obra de arte está completa, o artista de instalação pode dar-se por contente, assim como o artista de vídeo. A exposição continua…

Realização: Konstaninos-Antonios Goutos | Producão: Konstaninos-Antonios Goutos

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// LAURENTIU DAMIAN // Inima Mea de Lut ... Ion Nicodim (My Clay Heart ... Ion Nicodim) [Romania 2013, 37’]


A imagem é uma retrospectiva da criação do artista Ion Nicodim. Falar sobre o trabalho de Ion Nicodim aqui é um exercício difícil. Ele já não está entre nós. Visualmente falando, poderia ser um espírito. Uma sombra que passa. Nicodim fez corações de barro. Corações com várias feridas e corações curados. Estranho. Nenhum trabalho é chamado de coração ou corações. Mas simplesmente... No Title (Sem Título).
Realização: Laurentiu Damian | Fotografia: Danut Padure | Montagem: Millo Simulov, Danut Padure | Som: Stefan Matei | Música: Cosmin Lupan | Producão: Studioul Video Art

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// DOMINIQUE ROLAND // Les Jambes de Saint-Pierre (Pierre Molinier, The Legs Of Saint-Pierre's Quarter) [França 2013, 40’]


Pierre Molinier, fotógrafo e pintor, foi encontrado sem vida, semi-nu, morto com uma bala na cabeça, na cama do seu quarto. O documentário mostra a vida desta enigmática e explosiva personagem. O filme é uma exploração de cada palavra, tudo, que compõe a realidade de 1976.
Virando cada folha, esforça-se para aproximar a energia artística de Molinier focada nos fetiches que prestam homenagem a Eros em androginia, decadência e tentação. A unidade de Molinier é uma surpreendente fusão de vida e trabalho.

Realização: Dominique Roland | Fotografia: Matthieu Chatellier | Montagem: Stéphane Foucault | Som: Olivier Vieillefond | Música: Gérard Lesne| Producão: Martine Vidalenc/Marmitafilms

// DANIELLE STURK // Treaty Number Three [Canada 2013, 4’]


Um retrato único em vídeo da artista visual e performer Rebecca Belmore. O cineasta colaborou com Belmore que criou uma nova peça de artes visuais/performance especificamente para o seu vídeo. O novo trabalho é inspirado nas palavras ditas pelo chefe Mawe-do-pe-nais numa gravação de 1873 sobre as negociações para o tratado da terra ancestral de Belmore.
Realização: Danielle Sturk | Fotografia: Oskar Fenoglio | Montagem: Oskar Fenoglio | Som: Oskar Fenoglio | Producão: Canada Council For The Arts/Les Productions Dieselle

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// JEREMY NEWMAN // A Cosmo of Patterns [EUA 2014, 5’]


A artista Rachel Blythe Udell combina elementos inspirados pelo mundo natural em estranhos e fascinantes arranjos. As suas delicadas e bordadas esculturas são animadas através de justaposições ousadas de cor, forma e textura. No entanto, a sua aparência lunática é enganadora. Tendo perdido a sua mãe para o cancro, as obras de Udell são uma meditação pessoal sobre a conexão biológica.
Realização: Jeremy Newman | Fotografia: Jeremy Newman | Montagem: Jeremy Newman | Som: Jeremy Newman | Música: James Kalinoski | Producão: Jeremy Newman

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// STEFANO CROCI e SILVIA SIBERINI // La Pietà Del Vento (Pietas of the Wind) [Itália 2014, 7’]


Um filme baseado num dialogo que nunca aconteceu entre o poeta Japonês Matsuo Basho e o arquitecto italiano Carlo Scarpa. A voz do Basho leva-nos de volta à vida na arquitectura de Scarpa, deixando-nos suspensos no mistério entre a viagem da vida e da morte.
Realização: Stefano Croci, Silvia Siberini | Fotografia: Stefano Croci, Silvia Siberini | Montagem: Stefano Croci, Silvia SiberiniI | Som: Stefano Migliore | Música: Difficult Living | Producão: Caucaso e Mai

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// LUCIANA FINA // In Medias Res (No Meio das Coisas) [Portugal 2014, 72’]


Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.
A partir dos textos do arquitecto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.
Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.

Realização: Luciana Fina| Fotografia: João Ribeira, Luciana Fina | Montagem: Olga Ramos, Luciana Fina| Som: Olivier Blanc, Armanda Carvalho| Música: Béla Bartók| Producão: LAFstudio

// KARA BLAKE // Derby&Groma [Cánada 2013, 17']


Baseando-se numa colecção de fotos encontradas abandonadas nas ruas de Buenos Aires, Derby & Groma juntam pedaços de uma narrativa em torno de um duo misterioso que actuava numa época passada. O filme pinta uma imagem vibrante da Argentina dos anos 20 e 30, e atesta o valor de artefactos culturais para ajudar a recuperar um passado esquecido enquanto anima a nossa imaginação.
Realização Direction: Kara Blake | Fotografia Cinematography: Lee Toundrow | Montagem Editing: Kara Blake | Som Sound: Simon Gervais | Producão Production: Kara Blake/Philte Films

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// ADOLFO CONTI // Gli Anni Delle Immagini Perdute (The Years Of The Lost Images) [Itália 2012, 85’]


Valerio Zurlini foi um dos grandes realizadores da Idade de Ouro do Cinema Italiano: começando com "Le Ragazze di San Frediano" (As Raparigas de San Frediano, 1954), ao Il Deserto dei Tartari (O Deserto dos Tártaros, 1976), os seus filmes sempre conquistaram o público e os críticos. Zurlini alcançou o pico da sua carreira muito novo: em 1962 ganhou o prémio Leão de Ouro pelo seu Cronaca Familiare (Crónica de Família).
Zurlini morreu a 26 de Outubro de 1982, apenas algumas semanas depois de ter participado como júri durante o 50º Festival de Cinema de Veneza. O realizador estava consciente da sua iminente morte e como tal dedicou os seus últimos meses de vida a escrever legado espiritual, que foi lançado postumamente com este filme. É o cruel equilíbrio de uma vida, a história de um mundo que está a mudar de forma irreversível, um apelo comovente na defesa do cinema de autor.

Realização: Adolfo Conti | Fotografia: Eugenio Persico | Montagem: Eugenio Persico | Som: Mirco Perri | Música: Pasquale Catalano | Producão: Amalia Carandini, Adolfo Conti

// ALFEU FRANÇA // A Deusa Branca (The White Goddess) [Brasil 2013, 30’]

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Em 1958, o polémico artista e arquiteto Brasileiro Flávio de Carvalho integra uma expedição á região Amazónica. Seus planos eram de realizar um filme que uniria pesquisa etnográfica e o drama ficcional de um jovem sequestrada por ìndios. A produção jamais foi concluída.
Realização: Alfeu França | Montagem: Alexandre Gwaz | Som: Leandro Salgueirinho | Música: Leandro Salgueirinho | Producão: Daniela Moreira/Imaginax

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// LUÍS ALVES DE MATOS // Refúgio & Evasão (Refuge & Evasion) [Portugal 2014, 65’]

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A partir do testemunho e experiência pessoal do cineasta Alberto Seixas Santos e das suas reflexões sobre a história do cinema fez-se a reconstrução de uma memória fílmica através de um processo de montagem. Um diálogo entre as imagens dos seus filmes e de cineastas que admira, cujos filmes contaminam este documentário como fantasmas que vêm assombrar o real. Para o realizador, “a questão central no cinema, como é a questão central na pintura, na música, onde quer que seja, é que só ficam as obras que correm riscos”.
Realização: Luís Alves De Matos | Fotografia: Pedro Sousa | Montagem: Francisco Carvalho, Luís Alves De Matos | Som: Pedro Sicha | Producão: Luís Alves De Matos

// LEFT HAND ROTATION COLLECTIVE // Western: Sáhara [Espanha/Westen Sahara/Portugal 2013, 45’]


"Western: Sahara" documentou a pré-produção de um projecto participativo audiovisual no Campo de Refugiados Saharawi em Tindouf (Algéria) com os artistas visuais da escola de cinema Abidín Kaid Saleh (a única escola de cinema num campo de refugiados). Do "trailer" como parte da cobertura dos meios de comunicação os participantes imaginam um "Filme Ocidental" sobre a criação do Estado Saharawi.
Realização: Left Hand Rotation Collective | Fotografia: Left Hand Rotation Collective | Montagem: Cinema School Abidin Kaid Saleh | Som: Left Hand Rotation Collective | Música: Daniel Catarino ("O Alentejano"), Mariem Hassan| Producão: Manuel Sordo Vicente, Artifariti/Left Hand Rotation

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// LAURIN MERZ // Erwin Wurm - Der Künstler Der Die Welt Verschluckt (Erwin Wurm - The Artist Who Swallowed The World) [Suiça, Austria, Alemanha 2012, 53’]


Durante quatro anos, o artista oferece uma visão sobre o seu mundo, o seu trabalho e a sua arte. Nós espreitamos por cima do seu ombro enquanto ele desenvolve novas obras. Nós não nos afastamos quando a pressão aumenta e ele precisa de desabafar. Nos momentos mais calmos, Wurm fala sobre a sua família, de como a sua infância influencia a sua arte e a sua manipulação do mercado global de arte, que ele por vezes vê como uma "hiena”.
Realização: Laurin Merz | Fotografia: Johannes Hammel | Montagem: Christian Müller | Som: Gailute Miksyte, Hijalti Bager-Jonathansson | Producão: Reto Caduff, Laurin Merz

// MIGUEL GONÇALVES MENDES // NADA TENHO DE MEU (I've Nothing Of My Own) [Brasil/Portugal 2013, 47’]


O realizador português Miguel Gonçalves Mendes e os escritores brasileiros Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca viajaram até ao Extremo Oriente para uma troca de experiências com artistas e pensadores de Macau, Hong Kong, Vietname, Cambodja e Tailândia. Desse contacto, que surgiu depois dos 3 autores terem sido convidados a estar presentes no "1º Festival Literário de Macau - Rota das Letras", nasceu “Nada tenho de meu”, descrita pelos seus autores como “uma mistura de caderno de viagens e ficção".
Realização: Miguel Gonçalves Mendes | Fotografia: Miguel Gonçalves Mendes | Montagem: Perdo Sousa | Som: 1927audio | Música: Noiserv, Pedro Gonçalves | Producão: Daniela Siragusa/Jumpcut

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// CLAUS BREDENBROCK & PAGONIS PAGONAKIS // Detroit - Motor City Music [Alemanha 2012, 52’]


Baseado nos velhos e novos sucessos do panorama musical de Detroit, pintamos a imagem de uma cidade dos Estados Unidos da América cheia de contradições. A música reflecte o desenvolvimento de uma metrópole que - como muitas outras cidades Norte Americanas - passou por uma mudança radical nas últimas décadas. A população da cidade está a diminuir, a infra-estrutura urbana está a colapsar, e o crime a aumentar. Neste aspecto, Detroit é um importante exemplo para todos os Estados Unidos da América. Nós justapomos imagens melancólicas do centro da cidade parcialmente destruído com material de arquivo dos anos 50 e 60 - um período de riqueza e oportunidades aparentemente ilimitadas. Fizemos entrevistas a antigos artistas da editora Tamla Motown, como Mitch Ryder, Martha Reeves, e o músico dos MC 5 Wayne Kramer. E falámos com a autora Susan E. Smith, que nos deu uma visão fascinante sobre o actual panorama musical ao visitar os prósperos estúdios de gravação e produção da cidade. Imagens de arquivo de populares êxitos do início dos anos 40 até ao presente provam que o vibrante panorama musical de Detroit sempre foi um espelho da meteórica ascensão e declínio de Motor City.
Realização: Claus Bredenbrock, Pagonis Pagonakis | Fotografia: Bernd Meiners | Montagem: Karl-Heinz Satzger | Som: Jörg Johow | Producão: Robert Pütz

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// MONIKA K. ADLER // Wolfe Von Lenkiewicz - Portrait Of The Artist [UK 2013, 10’]


O britânico artista contemporâneo Wolfe von Lenkiewicz reconta uma narrativa sobre o pintor da Renascença do Norte Hieronymous Bosch que reflecte sobre a autenticidade na arte em contexto com a sua série 2012 de pinturas em grande escala que reconfiguraram os trabalhos icónicos dos Mestres Holandeses como o Garden of Earthly Delights (c. 1490), o Haywain Triptych (c. 1516) num 'pós-histórico', transcultural manuscrito.
Realização: Monika K. Adler | Fotografia: Jessica Kelly | Montagem: Monika K. Adler | Som: Kleberg | Producão: Lisa K Samoto

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// NAYO TITZIN // Unveiling Salome [Bulgária 2013, 57’]


Alex Penda diva da ópera búlgara, Christian Lacroix estilista francês, Modestas Pitrenas maestro letão e Vincent Boussard encenador francês reuniram a mais bela e provocante encenação da ópera Salomé no início do século 21. " Unveiling Salome" é um documentário que acompanha o processo criativo de revelar o lado negro da alma humana.
Realização: Nayo Titzin | Fotografia: Nayo Titzin | Montagem:Nayo Titzin | Som: Yordan Tomov, Vladislav Boyadjiev | Producão: Nayo Titzin

// CERIMÓNIA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS


 

Filmes legendados em português (English and Portuguese subtitles)
Direcção e Programação: Rajele Jain
Traduções: Paulo Montes / Ana Sofía Nunes / Ruben de la Costa
Legendagem: Paulo Montes
Agradecimentos especiais: Kazike, Anton, Luís Alves de Matos, Teresa Prata, Zé Grande, Paulo Montes, Namalimba Coelho, Rogério Taveira, Zambeze Almeida